Estratégia de Negociação, Compras e Terceirização

sindicamp-roberta

A palestra deste mês – uma parceria entre o LALT e a Sindicamp – teve como tema “Compras e negociação em serviços de logística e transportes” e foi apresentada pela Mestranda em Engenharia de Transportes pela Unicamp, Roberta B. Magalhães Santos. Com mais de 12 anos de experiência na área de Logística e Supply Chain, é Especialista em Gestão da Cadeia de suprimentos e Logística e Graduada em Engenharia Civil com ênfase em Meio Ambiente, também pela Unicamp. Esta é a 9ª palestra do Ciclo de Palestras continuadas INOVAÇÃO, onde são abordados temas pertinentes à Logística e Transportes dentro do tema “Competitividade” do Programa Inovação Empresarial.

O processo de negociação torna-se um setor fundamental no processo da cadeia de suprimentos, pois as empresas procuram reduzir suas despesas aumentando seu poder aquisitivo, ou seja, os profissionais de compra têm que negociar taxas cada vez melhores com os fornecedores, mantendo ou aumentando a qualidade e serviço. Em qualquer negociação é necessário sempre ter em mente o que você quer e até onde pode ir.

Quando chegamos ao momento da Negociação é importante estar alerta a algumas observações: momento de avaliar e observar os objetivos dos outros negociadores; cautela na hora de revelar apenas informações necessárias nesta fase; ouvir mais o que o cliente tem a dizer; estabelecer uma relação entre os interesses do cliente e as prioridades da empresa prestadora de serviços; mostrar benefícios e vantagens no negócio, tentar compreender as objeções da outra parte, para assim chegar a um acordo. Vale lembrar a importância do Pós-acordo tanto quanto o Pré-acordo. O feedback e o controle das operações são imprescindíveis para o cliente. Compromissos, responsabilidades e comunicação dos resultados fazem parte da dinâmica do trabalho e contribui e muito para o sucesso do resultado final.

O intuito da Programação de palestras é propiciar aos empresários e profissionais da área ferramentas para uma melhoria de gestão, redução de custos e capacidade de resposta rápida às demandas do mercado com maior eficiência e competitividade. O próximo evento de palestras acontece no dia 08 de novembro com o tema “Síntese e Tendências”. Participem!

Soraia Burger MTb. 27.722

Related Blogs

Deixe-nos um comentário

Translate »