On Demand Delivery (Entrega sob demanda)
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Série Amanhã – Edição 02/2017 – Revista Logística – IMAM (Clique aqui para acessar a revista)
O que fazer para implementar uma operação de entrega sob demanda?
Você tem que cuidar de três coisas: captação do pedido, produção e entrega.
Em termos de captação do pedido o enfoque tradicional é ser feito pela empresa produtora ou varejista por telefone ou instalar uma plataforma virtual no seu próprio site. Outras formas são utilizar Apps e provedores de serviço especializado.
No caso da produção pode ser feita por um único produtor ou por múltiplos produtores, ampliando as possibilidades de oferta.
Finalmente em termos de entrega o enfoque tradicional é do produtor ou varejista se responsabilizar pela entrega, contratar um prestador de serviço ou ainda delegar para o responsável pela plataforma virtual.
Com isso temos 4 possibilidades que variam entre todas as etapas serem realizadas pela loja física e do outro lado todas as etapas serem realizadas pela plataforma virtual, conforme representado e exemplificado no quadro a seguir
Quadro 1 Diferentes Modelos de On Demanda Delivery
Modelo |
Pedido | Produto | Entrega | Exemplo |
Loja física |
Pelo Site do varejista ou fone | Pelo varejista | Gerenciada pelo varejista |
Disk pizza convencional |
Loja virtual |
Pela Plataforma virtual | Pelo varejista | Gerenciada pelo varejista |
Saraiva Livraria Grubhub, Eat 24 Seamless |
Serviço virtual |
Pela plataforma virtual | Pelo varejista | Gerenciada pela plataforma virtual |
I foods Post mates Caviar,UberEats |
100% Virtual | Pela Plataforma Virtual | Produção própria ou varejo proprio | Gerenciada pela plataforma virtual |
SOS Presentes Sprig, Maple Munchery |
Por tras destas operações está conceito do Problema da Ultima Milha. Um item produzido do outro lado do mundo, passa por vários países antes de chegar no pais de destino e toda esta operação logística custa de forma unitária muito menos do que a entrega dele ao cliente final a partir do distribuidor. O custo de percorrer a ultima milha é muito mais caro do que toda a operação. Por que? Por problemas de escala (já discutimos isso no primeiro artigo da série).
Uma das soluções mais adotadas para isso é a postergação (post-ponement) onde adia-se parte da montagem do produto para pontos mais a jusante da cadeia de suprimentos e com isso preserva-se os ganhos de escala.
Exemplos são vários. Tintas para a construção civil tem a cor definida no ato da compra e preparada na frente do cliente na própria loja misturando pigmentos a uma base. Com isso o nível de estoque é reduzido pois temos apenas um item a ser mantido ( tinta branca de base). Outro exemplo clássico é a Beneton que so realiza o tingimento de suas roupas depois de definida as cores da estação.
O desafio agora é incorporar agilidade nestas operações e garantir entregas de pedidos em menos de 24hs.
Achou a entrega sob demanda uma oportunidade para o seu negócio? Faça uma operação piloto junto com seus embarcadores ou varejistas. Se for de sucesso você terá um novo segmento a explorar.
Orlando Fontes Lima Junior
Professor Titular da UNICAMP.
Coordenador do LALT Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes
Sites das empresas citadas neste texto e no artigo da revista Logística do IMAM.
LINKS:
https://www.amazon.com/AmazonFresh/b?ie=UTF8&node=10329849011
https://www.instacart.com/store/fairway-market/storefront
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