TCCs FEC-0600 Turma 23
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Diante ao cenário econômico atual e a concorrência acirrada, cada vez mais é necessário otimizar estoques na busca de uma estrutura mais enxuta. A implementação do VMI para filme de BOPP vem na contramão do que pensam que da minha empresa cuido eu. Empresas e parceiros fazem parte de um único bolo, onde qualquer intervenção nos processos logísticos afeta a todos. A colaboração é um caminho sem volta, pois quebram barreiras internas e externas, eliminando desperdícios e otimizando recursos. A proposta é criar um projeto piloto, a fim de comprovar os benefícios quantitativos e os impactos na cultura entre as empresas. Este artigo traz resultados expressivos como redução de 48,63% dos níveis de estoques de um grupo particular de itens, onde impacta o valor empenhado, gerando ganho de oportunidade de R$ 66.005. Quebrar paradigmas aplicando o conceito do VMI para itens categorizados como commodity, baseando-se na técnica comercial de alavancagem de volume é característica presente neste artigo.
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Iniciar uma nova atividade no ramo de prestação de serviços logísticos, por mais promissor que se demonstre, tendo em vista o perfil de atendimento múltiplo das empresas deste segmento, demanda um embasamento muito mais abrangente e apropriado ao cenário de atuação de cada empresa. A escassez de recursos financeiros e as diversas frentes de ganho de capital disponíveis no mercado para os investidores acentuam a necessidade de demonstração da viabilidade técnica de projetos empresariais em conjunto com sua viabilidade financeira, que só pode ser apurada de forma precisa quando os métodos de custeio que a precedem contemplam o custo total de propriedade (TCO – Total Cost Ownership). O objetivo deste TCC é analisar a viabilidade financeira de um projeto que visa o início da prestação de serviços de transporte por um prestador de serviços logísticos atuante no segmento de armazenagem. Para a análise de viabilidade foram utilizadas diversas ferramentas financeiras apropriadas, tais como: PBD – Payback Descontado, VPL – Valor Presente Líquido, IBC – Índice de Benefício Custo e TIR – Taxa Interna de Retorno. Os resultados apurados do projeto foram satisfatórios, proporcionando um tempo de recuperação de capital de 8,3 anos e taxa interna de retorno 5 pontos percentuais maior que a taxa de custo de capital da empresa.
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Em um mercado cada vez mais competitivo e exigindo das empresas precisão na hora de planejar para atender seu cliente e as estratégias coorporativas é necessário trabalhar com ferramentas que proporcionam segurança nas informações geradas e comunicação entre os setores. Esse trabalho é um estudo onde foram abordados a importância de uma configuração da Manufacturing Resource Planning e as ações necessárias para implementação do Sales and Operations Planning através do método de PDCA. O objetivo é otimizar recursos e aproveitamento das pessoas, redução de custos e retrabalhos, mudança no ambiente de trabalho entre as pessoas envolvidas no processo. Foi realizada uma revisão bibliográfica contendo temas como: gestão de demanda, MRP e S&OP. São apresentadas as fases enfrentadas durante a realização do trabalho e os resultados finais e parciais encontrados após a execução das tarefas propostas.
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O sistema de inventário rotativo proporciona organização, qualidade de atendimento e resultados precisos no processo de gestão de estoques. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta de implementação com esse novo formato de inventário, garantindo que os estoques físicos e contábeis da empresa estejam refletidos. Para demonstrar sua eficácia, utilizou-se o método de pesquisa exploratória com uma aplicação prática de melhorias no armazenamento e na localização de produtos no estoque. A proposta demonstrou que haverá ganhos em qualidade, acuracidade do estoque e com redução de custos. O piloto utilizado durante os testes, comprovou sua viabilidade técnica, obtendo-se um ganho de 52% com relação as horas necessárias para realização do inventário e em 77% de redução de custos com mão de obra, entretanto se fará necessário a adoção de novos conceitos de organização do estoque e aprimoramento de toda a equipe envolvida com a operação.
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O setor de transportes tem relevante participação na empresa. Afinal, o departamento pode corresponder a cerca de 30% dos custos totais dentro de uma companhia e nos últimos anos, o setor logístico passou a ser visto como uma área de grande importância a fim de se evitar desperdício de recursos e tempo. Sendo assim, este trabalho, por meio de coleta de dados em uma empresa do ramo de bebidas, visou o aumento de pallets por carga transportada, realizando o faturamento em menos entregas para o cliente, aumento de eficiência de carga transportada do caminhão, e diminuindo custos de fretes. Partindo deste princípio, o departamento de Customer Service criou um kpi não financeiro em cima das rotas que tinham oportunidades de aumentar o tamanho de pedidos com a capacidade do caminhão, a fim de controlar se estavam sendo colocados os pedidos com 26 pallets por veículo, e através do KPI (key performance indicator) acompanhando a eficiência de transportes com carregamento de cargas fechadas, a fim de garantir a eficiência de carga transportada por caminhão, diminuindo o número de viagens para o cliente final, resultando em saving de custos logísticos para companhia.
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O propósito deste trabalho é de assistir uma empresa do ramo de recapagem de pneus a aperfeiçoar a gestão de estoque de matéria prima, melhorando seu fluxo de caixa, para que esta possa ter maiores condições de investimento em melhorias do processo produtivo e aquisição de maquinários com maior tecnologia agregada. Serão utilizadas as ferramentas de gestão apresentadas no modulo do curso de planejamento e controle de produção e materiais, como por exemplo, giro de estoque, ponto de reposição, estoque de segurança entre outras. Com a aplicação destas ferramentas de gestão, o autor pretenderá alcançar uma meta de redução que será projetada para os próximos 15 meses.
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O consumo de produtos eletrônicos no Brasil vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Muitas empresas do ramo eletrônico, voltaram seus olhares para o mercado brasileiro como um potencial país produtor e consumidor desses produtos. A empresa em questão é do ramo de eletrônicos, e possui atualmente uma parte do processo produtivo direcionada a itens Semi Knock Down (SKD), conjuntos semi-montados importados. Alguns módulos SKD apresentam falhas no processo e necessitam de reparo. A proposta deste estudo é revisar o processo de planejamento de estoque para os componentes dos módulos de rework a fim de que a quantidade de compra desses itens seja a mais acurada possível, por tratar-se de itens de alto valor agregado. Para isso, optou-se por fazer um estudo detalhado sobre o consumo destes itens no ano de 2018 e, por meio dos conceitos de estoque mínimo e máximo, notou-se uma oportunidade melhoria na acuracidade de planejamento desses materiais.
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Esse trabalho tem como finalidade avaliar as compras emergenciais em uma indústria de papel e celulose, demonstrando os desperdícios dos processos de compras e atribuições equivocadas na rotina. Foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica de gestão da cadeia de suprimentos, compras e negociações, utilizando pesquisa qualitativa exploratória realizada no método de estudo de caso, se aprofundando na análise dos detalhes no processo de compras. O resultado obtido foi que essas compras possuem impacto agregado nas operações e prejudiciais para companhia, e se faz necessário uma visualização da importância das compras emergências e seus ganhos com alterações e ajustes que a empresa pode ter.
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Uma empresa deseja melhorar o planejamento e controle de sua operação diária de Embalagem. Os componentes são recebidos à granel dos fornecedores e o Centro de Distribuição realiza a consolidação da carga, sob montagem de Kits personalizados, antes de armazená-los, onde aguardarão os pedidos para separação e expedição a seus distribuidores. A revisão do processo possibilitou uma grande melhoria, fornecendo informações que serão aproveitadas no processo de tomada de decisão, e nos controles e checagens necessários para garantir a qualidade do processo. Com a pesquisa exploratória com uma aplicação prática, foi possível visualizar um panorama geral sobre o problema, e propor soluções pontuais nos processos estudados, com novas formas de planejar e medir a performance, além de uma maior interação e suporte ao embalador na qualidade do trabalho em cada embalagem. O resultado obtido foi um planejamento mais preciso utilizando o takt time de cada produto no processo de embalagem, resultando num controle eficiente do processo, permitindo melhorar em 10% a performance da área, e melhorar os processos de qualidade, implantando checklists obrigatórios em cada produto antes do início de embalagem cada um deles. No período de 5 meses de acompanhamento após a aplicação prática, foi possível acompanhar o processo em 11% dos produtos movimentados no CD, atingindo 19% dos produtos de curva AB.
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Esse estudo envolveu a avaliação do layout para ocupação de áreas da empresa, realizada com base na metodologia SLP (Systematic Layout Planning) Planejamento Sistemático de Layout, com a proposição do arranjo fundamentado nessa metodologia. A aplicação dos conceitos e metodologia SLP permitiram a implementação dos arranjos nas instalações com a otimização das áreas e melhor posicionamento dos recursos para realização das atividades, possibilitando armazenar os equipamentos de resposta a emergência nas áreas destinadas. A avaliação considerou na análise do arranjo físico para abrigar o inventário, além da proximidade dos recursos com base nas relações de afinidade, aspectos de segurança das operações e agilidade para mobilização no atendimento a emergências. De forma complementar, foram apresentadas recomendações para trabalhos futuros, listadas na conclusão deste trabalho.