TCCs FEC-0600 Turma 24
Resumo
O controle da acuracidade do estoque de uma Empresa é fundamental para se manter sua saúde financeira, bem como se manter o nível de serviço aos clientes. A acuracidade do estoque pode ser comprometida quando não há uma governança forte o suficiente para se evitar correções contábeis desnecessárias. Para se atingir o objetivo de melhoria da acuracidade do estoque de uma empresa do ramo de máquinas e equipamentos pesados, são propostas melhores práticas de gestão de um centro de distribuição, bem como uma plataforma para autorizações de correção de estoque. A metodologia utilizada para o trabalho se baseia na revisão de literatura, levantamento dos KPIs relacionados, revisão dos processos internos e novo levantamento dos KPIs. A partir dessa abordagem, se espera uma melhoria na acuracidade do estoque da Empresa. Com a aplicação dessas melhores práticas apresentadas, foi percebida uma redução nas correções de estoque o que levou a melhoria na acuracidade do inventário da Empresa estudada.
Resumo
Entre o período de 2013 e 2018, o mercado de máquinas de construção civil reduziu o volume anual em 65%. Esse nível de competição entre as mais de 15 empresas locais, pressionam os preços de vendas e consequentemente as margens de lucro, por isso as companhias precisam procurar alternativas em redução de custo de material e despesas, assim como operar com maior eficiência. Uma das alternativas é encontrar outras fontes de fornecimento de componentes em que o custo total seja menor do que a condição atual. O objetivo desse trabalho é um estudo para a importação de peças de países Low Cost Countries (LCC) e que represente uma alternativa de redução de custo em relação a condição atual. O método proposto é uma Pesquisa Exploratória com aplicação prática. Foram considerados dois grupos de itens para avaliar o nível de competitividade da base de fornecimento do Brasil com a da China. Para uma taxa de câmbio de 3.85 R$/US$, há uma redução de custo anual de R$ 220 mil. Baseado nesses resultados é evidente que há uma oportunidade de ganho financeiro ao importar componentes da China dependendo da taxa câmbio do mercado. A análise de sensibilidade mostrou que para valores próximos de 3.31, as reduções de custo são significativas e para uma taxa câmbio próximo a 4.00 ou superior, as reduções são marginais ou são incrementos de custo. A solução proposta final é que a empresa adote uma estratégia de dual sourcing utilizando proteção cambial para mitigar riscos e que rateie os volumes baseado no câmbio corrente, para otimizar os ganhos de custos.
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Este trabalho tem como finalidade avaliar os modais de transportes internacionais aéreo, marítimo e multimodalidade, visando redução no custo logístico total a fim de nortear o contratante do frete para melhor escolha. Através de uma abordagem de pesquisa exploratória, utilizando dados públicos no fluxo de importação de produtos do segmento eletrônico foram elaborados cenários para a análise entre as diferentes modalidades, considerando aspectos qualitativos e quantitativos. Como resultado foi identificado que a multimodalidade é a opção mais eficiente, gerando redução no custo logístico total além da redução do tempo de trânsito.
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Este trabalho tem por objetivo apresentar a situação atual das compras de material improdutivo da empresa, totalmente descentralizado e com diversas oportunidades de melhoria. Serão apresentados diversos trechos teóricos que mostram os benefícios e resultados positivos que uma boa gestão de compras pode trazer para uma empresa. Foi utilizado análise quantitativa dos dados de compras dos últimos 12 meses, onde os dados foram organizados de forma que conseguimos negociar com os fornecedores atuais e fazer orçamentos com fornecedores prospectados. Dessa forma, identificamos um potencial de redução de gastos de aproximadamente R$ 450.000,00.
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Os custos com transporte de mercadorias representam uma parte importante dos gastos operacionais de uma empresa. Por este motivo, as empresas estão sempre buscando alternativas para reduzir seus custos de transporte sem reduzir a qualidade e o nível de serviço prestado. O frete rodoviário é um dos mais utilizados no Brasil e muito se deve ao reduzido lead time de entrega e à infraestrutura decadente dos demais meios. Entretanto, a cabotagem (frete aquaviário dentro de um mesmo país) vem se popularizando e é um dos alvos de investimento divulgado pelo governo. Esse trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade de redução de custos nos processos de transferência de produtos de uma empresa no interior de São Paulo ao seu centro de distribuição em Fortaleza. Ao longo deste, foi feita uma comparação entre os principais modais de transporte, dando ênfase à cabotagem e ao frete rodoviário. Para determinar a melhor opção para transferência de cargas a longas distancias foram considerados estoque de segurança, custo de transporte, lead time de entrega (tempo de ressuprimento) e o custo de manutenção do estoque. A comparação e analise entre cabotagem e frete rodoviário partiram de uma demanda real por categoria de produto, valor de frete das modalidades, lead time de entrega, estoque de segurança e seu custo de manutenção e nível de serviço. No cenário analisado, pudemos comprovar que a cabotagem era a modalidade de frete mais vantajosa para longas distancias.
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Hoje em dia, cada vez mais a tecnologia tem participação importante como ferramenta de auxílio à tomada de decisão, desde o planejamento até a ação. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta para a melhoria dos indicadores de entrega de distribuição, redução de custos extras e melhor gestão da informação, através da revisão do processo de planejamento de transportes para os clientes Key Account de uma grande empresa do setor de bens de consumo. O estudo é baseado em dados históricos da operação e aplicação da proposta através da realização de piloto, com objetivo de avaliar os resultados e o potencial de extensão da proposta. Os resultados obtidos no piloto foram satisfatórios (aumento de 5 pontos percentuais em nível de serviço e redução de 3 pontos percentuais em custos de estadias) e ainda demonstram uma grande oportunidade de expansão para ganhos ainda maiores.
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Este trabalho tem por objetivo analisar a cadeia de suprimento de uma empresa no ramo de bebidas, em especial na questão dos custos de frete, que englobam os custos fixos, variáveis, diretos e indiretos. Para o artigo, foram analisadas as sinergias no acionamento de transporte, denominado internamente de FMOV, que acontecem na região Sul do país. Em seguida foi feito o comparativo entre o custo de frete usual versus o custo de frete na modalidade FMOV e para embasar os cálculos, foi utilizado o custo marginal de cada trecho. O resultado obtido revela uma economia de frete em torno de 50% nos trechos analisados juntamente com os trechos com melhor custo benefício.
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O presente trabalho é um estudo teórico que analisa o cenário financeiro atual de uma empresa de pequeno porte com gestão familiar que atua com a revenda de gases industriais. O objetivo é verificar a viabilidade da operação e sustentabilidade da companhia através da proposição de um plano de recuperação baseado em redução de gastos, readequação de preços e aumento de vendas. O desenvolvimento se deu por meio de uma revisão bibliográfica, utilização de indicadores financeiros e aplicação do Modelo Estratégico de Rentabilidade.
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O presente trabalho tem como objetivo viabilizar a criação de um centro de distribuição na América do Sul, para empresa multinacional no segmento embalagens a base de polipropileno, para que clientes da região sejam atendidos em curto prazo. A principal ferramenta utilizada foi o software Anylogistix. O projeto baseou-se em metodologia gravitacional e de otimização de cadeias globais de suprimento, por meio de indicadores de viabilidade, o qual apresentou pontos positivos e negativos ao se criar mais uma etapa no fluxo e principais dificuldades de implementação. O resultado do estudo mostra que é viável a criação do estoque, porém deve-se iniciar as operações escalonadamente, assim pode-se medir os ganhos reais e factíveis para que a expansão e abrangência do estoque em todo território sul americano seja eficiente, evitando perdas para companhia.
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Esse trabalho será desenvolvido em uma indústria multinacional farmacêutica que tem grande parte do volume de produção focado em embalagem de medicamentos. O objetivo é desenvolver um piloto para uma linha de embalagem e aplicar o conceito do lote econômico de produção, pois os centros de trabalho se encontram com a capacidade máxima atingida e a demanda está crescendo a cada ano. Então, será aplicado o conceito de lote econômico para verificar se os tamanhos estão adequados e consequentemente, avaliar a possibilidade de aumento de eficiência da linha de produção através da diminuição da frequência com que os produtos são embalados anualmente. Os resultados esperados são a diminuição da frequência de embalagem anual, diminuição de tempo de setup e cleanup anual e consequentemente, aumento da eficiência da linha de produção.
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Este trabalho tem como finalidade expor uma redução de custo derivado da melhoria do planejamento de demanda usando o processo de planejamento integrado de vendas e operações focando na redução de custos logísticos e melhora do nível de atendimento ao cliente. Ele foi desenvolvido por meio da revisão bibliográfica de temas relacionados a estoque, planejamento de demanda, planejamento integrado de vendas e operações (S&OP) e nível de serviço ao cliente. O resultado obtido foi uma redução significativa dos montantes de estoque e aumento do nível de atendimento ao cliente, comparando os cenários de 2018 e 2019.
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O planejamento estratégico das empresas é de grande importância para seu crescimento no mercado e precisa ser um processo bem definido pois envolve importantes áreas funcionais. Com o objetivo de analisar o processo realizado atualmente na empresa, este trabalho tem por finalidade identificar e propor melhorias nesse processo. Para essa avaliação, foram realizados estudos baseados na literatura sobre os temas de previsão de demanda e S&OP. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e em seguida foi realizada uma análise cruzada de similaridades e diferenças encontradas. Como resultado foi possível identificar pontos que necessitam de melhoria como a confiabilidade dos dados e foram propostas ações corretivas, como o alinhamento maior entre as áreas de Vendas e Planejamento, para que as previsões sejam tanto qualitativas como quantitativas. Foi indicado a realização da análise do grau de maturidade do processo de S&OP nessa empresa para saber em qual grau ela se encontra e quais as providências necessárias para alcançar o último grau de maturidade.
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Garantir a produtividade e conseguir abastecer o mercado com rapidez e eficiência são pontos fundamentais para as empresas conseguirem manter a competitividade. Para garantir a competitividade, a logística é fundamental. Uma empresa brasileira de bebidas de grande porte utiliza o conceito de torre de controle para a gestão da operação de transportes no fluxo inbound para aumentar a produtividade e, procura-se revisar o processo já existente através de dois indicadores: tempo de ciclo total e produtividade da frota. Com a adoção da torre de controle e posterior revisão e adequação dos processos de gestão e monitoramento, houve um aumento de produtividade de cerca de 11% ao longo do ano de 2019, em abrangência nacional, com potencial de melhoria da métricas referenciadas para os próximos meses. Com isso, verificou-se que implementar torre de controle e garantir informações claras e tratativas corretas para os problemas é uma maneira eficaz de aumentar a produtividade e gestão da frota.
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Este trabalho tem como objetivo estudar e propor um modelo de planejamento de materiais quando existe variabilidade na aplicação dos componentes em uma linha de produção, através da observação de série histórica que permita desenvolver modelos estatísticos de previsão de demanda. O estudo será aplicado em uma Indústria Metalúrgica de grande porte na Região Metropolitana de Campinas visando reduzir os estoques dos componentes de aplicação variável, permitindo aumentar a rentabilidade do negócio ao mesmo tempo em que é mantido o ciclo de abastecimento da linha de produção sem interrupções.
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Este trabalho apresenta uma proposta para a implementação de um painel de indicadores de desempenho para auxiliar a gestão do processo de compras de produtos e serviços no setor de Dispensa de Licitação da Unicamp. O desenvolvimento do trabalho foi baseado na revisão bibliográfica de gestão pública e legislação, gestão da cadeia de suprimentos, processos de compras e indicadores de desempenho. O método de estudo utilizado foi a pesquisa exploratória baseado nos processos da área de compras e dos dados primários disponíveis no sistema especialista. Como resultados, foi elaborada uma proposta de implementação de indicadores de desempenho para a área de compras da Diretoria Geral de Administração (DGA) da Unicamp e sua validação através de um piloto.