TCCs FEC-0600 Turma 17
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Este trabalho tem como objetivo reorganizar o layout do galpão de armazenagem de uma empresa de manufatura reversa de resíduos eletroeletrônicos, através da aplicação de boas práticas de armazenagem, para aumentar a receita com a venda dos subprodutos derivados dos resíduos eletrônicos para reciclagem e redução de paradas na linha de desprodução. O desenvolvimento do trabalho se deu por uma revisão bibliográfica de gestão e sistemas de armazenagem combinado com o orçamento disponibilizado pela empresa para efetivar as mudanças necessárias que garantissem o menor custo benefício possível. Conclui-se que o objetivo inicial de reorganizar o layout operacional e aumentar a receita com a venda dos subprodutos foi atendido, pois mesmo antes do término da reforma do piso do galpão, houve giro significativo do estoque, tempo recorde de desprodução contínua e aumento de 150% da receita dos subprodutos. Após a conclusão da reforma espera-se manter a receita da venda dos subprodutos em R$ 400 a 450K/mês, realizar a desprodução de apenas 1 tipo de produto por semana e girar todo o estoque em menos de 6 meses.
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Ter um planejamento de produção competitivo que consiga atender a demanda no menor custo possível com certa flexibilidade para se adaptar as diversas variações da cadeia é um diferencial que coloca a organização em uma situação privilegiada de mercado devido ao grau de competitividade encontrado atualmente, porém existem soluções de planejamento de produção que deixam a desejar em relação à busca pela minimização dos custos totais ao passo que apenas procuram atender a um calendário de demanda prevista. O objetivo desse artigo é trazer uma solução baseada em pesquisa operacional que consiga minimizar os custos envolvidos em um planejamento de produção por meio de um mix ótimo de produção. Para isso foi utilizado o método de modelagem e simulação computacional através de um modelo de programação inteira mista, implementado em linguagem AMPL, cujo resultado se mostrou mais eficiente, nas duas simulações realizadas, com diminuição dos custos totais de 17% e 6%. Resultado que mostra como a pesquisa operacional aplicada pode ser uma ferramenta poderosa na gestão diária de produção e pode inclusive levar assuntos, considerados como de perfil estratégico e tático, para o dia-dia operacional, como é o caso da redução de inventário, custos de produção e atendimento de pedidos em carteira.
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Esse trabalho tem como objetivo propor uma aplicação prática para um cliente específico de uma companhia de combustível, através do atendimento VMI (Vendor Managed Inventory) onde o fornecedor controla o estoque do cliente, sendo o total responsável por suprir sua demanda. O desenvolvimento do trabalho se baseia em um relacionamento colaborativo, com o propósito de estreitar relações entre fornecedor e cliente, melhorando o atendimento, evitando a falta de produto e fidelizando o cliente, assim como, evitar custos desnecessários para a companhia através de devoluções e retenções, proporcionando um atendimento diferenciando que beneficiará ambas as partes.
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A gestão da cadeia de suprimentos atualmente esta se tornando de suma importância nas organizações e consequentemente causando mudanças no relacionamento e comportamento com os fornecedores e distribuidores na busca de colaboração e parcerias para dar continuidade no processo do produto final e disponibilidade no cliente. Do ponto de vista tecnológico também é necessário estar em constante atualização dispondo de ferramentas cada vez mais práticas e rápidas para o acesso as informações do processo como um todo. O objetivo deste trabalho é desenvolver a aplicação da tecnologia da informação no planejamento da distribuição de combustível para o varejo, de tal forma a melhorar a gestão de informações, que consequentemente resultará em um melhor nível de serviço do atendimento dos pedidos e reduzirá os custos operacionais. Diante da necessidade de obtenção das informações de forma mais rápida foi analisado a necessidade de aplicação da tecnologia da informação com o Business inteligence (BI), que permite compactar os dados e gerar informações para a tomada de decisões e para viabilizar as atividades diárias das áreas que compõem o fluxo de abastecimento dos produtos nos terminais. Os resultados esperados, através dos indicadores, são uma redução de 56% na frequência de transferência e consequentemente no custo do frete.
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O objetivo deste trabalho é identificar e avaliar os principais critérios para decisão de terceirização parcial ou total dos serviços logísticos. Para este desenvolvimento, foi utilizado um estudo de caso real e realizado o levantamento de dados para análise dos cenários de terceirizar parcialmente, totalmente ou não terceirizar os serviços logísticos. Após a coleta destes dados, foi possível analisar os resultados quanto à viabilidade deste projeto. As empresas que optam por não terceirizar acreditam que a execução interna possibilita reduzir custos operacionais além de aumentar o controle sobre a operação e seu gerenciamento. Porém ao analisar os valores aqui apresentados, verifica-se que é possível obter uma redução de custos com o operador logístico, além de contar com os serviços especializados. Com esta parceria, a contratante dedica-se ao seu negócio principal, melhorando seus processos e trabalhando de forma mais efetiva para o desenvolvimento de seus produtos.
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Este trabalho tem como objetivo propor medidas e alternativas que possam ser implementadas nas operações de transporte em relação a importação e exportação com potencial de redução de custo. A empresa analisada é uma multinacional do segmento siderúrgico semi-integrada localizada em Sumaré/SP, que considera o transporte como fator chave em seu processo logístico. O problema principal a ser avaliado são os altos custos de transportes em relação ao processo de importação e exportação (Inbound e Outbound) e o não aproveitamento de possíveis sinergias. Como método de trabalho foram levantando os processos reais no abastecimento e distribuição e atualizados com os custos logísticos reais, informações estas que tem como objetivo auxiliar a análise da redução de custo. O resultado do trabalho é o ganho da sinergia de transporte utilização do transporte rodoviário como redução de estoque.
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Dado a constante procura por redução de custos e preocupação ambiental, este trabalho tem como objetivo planejar a logística reversa de insumo de embalagem de carga aeronáutica, através do aproveitamento do embarque de carga em rotas de retorno, de tal forma a reduzir os custos de reposição desses insumos. A falta de planejamento de logística reversa de um insumo (madeiras) que auxilia o envio de carga aeronáutica, e é constantemente descartado, pode trazer impactos financeiros negativos para uma empresa. Após pesquisas bibliográficas e de campo, foi desenhado e implementado um processo de logística reversa para o retorno dos insumos para as origens, e durante a implementação desse novo processo foram desenvolvidos controles que mostram a viabilidade econômica e a preocupação ambiental relacionada à sustentabilidade, comparando a situação atual com a situação futura. A estimativa total de economia com essa proposta de fluxo de logística reversa poderá ser de aproximadamente US$188.000,00 por ano.
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O objeto de estudo aborda um problema recorrente na distribuição de peças de reposição: avarias de materiais ocasionados na operação logística. O estudo identificará através de ferramentas de qualidade, os motivos destes desvios, visando à implementação de ações de melhorias para redução do índice e despesas com avarias. O resultado encontrado até agora, foi à identificação dos itens mais avariados no período de seis meses, o que acarretam em uma perda operacional no valor aproximado de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), resultado que no decorrer do projeto poderá sofrer alterações.
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A logística reversa torna-se cada vez mais foco nas empresas nos últimos anos, estando diretamente ligada a fatores de ordem estratégica, competitiva, econômica e ecológica. O estudo em questão aborda a implementação dos processos reversos na utilização de paletes de uma empresa de bens de consumo, no ramo de higiene e limpeza. Inicialmente foram abordados conceitos de diversos autores sobre o tema e assuntos diretos, com o intuito de embasamento para o estudo. Posteriormente foram monitorados dados com a implementação dos processos reversos, realizando comparativo com cenário anterior. A implementação da logística reversa de paletes contribuiu diretamente para a otimização de processos, ganho de imagem e uma redução de custos de 30%.
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O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta para a revisão do processo de previsão de vendas de lançamentos de produtos, aplicado em uma indústria do segmento de cosméticos, analisando os impactos gerados pelas variações da estimativa de vendas nos custos relacionados ao excesso e à falta de estoques, além de propor mudanças no processo atual, visando à redução dos erros de estimativa de lançamentos e seus efeitos indesejados na cadeia de suprimentos.
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O objetivo primário deste trabalho é reduzir os níveis de estoques de materiais em uma empresa do setor automotivo, de tal forma a reduzir os custos operacionais, sem diminuir o nível de serviço. O estudo de caso exploratório permite uma aproximação inicial do pesquisador com o objeto a ser estudado através do levantamento bibliográfico, que neste caso foi apresentado através de definições de conceitos e práticas comumente usadas em gestão de estoques. Em um segundo momento, analisa-se a situação atual, observando-se as práticas adotadas, dando uma visão geral do problema, para finalizar com a formulação de uma proposta de solução. A redução de inventário de peças compradas pela fábrica de autopeças na divisão de interiores foi observada de forma considerável, tendo em vista os valores apresentados na análise comparativa dos níveis máximos da situação atual e proposta. De forma geral, as reduções em termos de classificação ABC, parâmetro este já utilizado no cenário atual como forma de análise, ocorreram em todos os grupos com redução geral de 35%.
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O objetivo deste estudo é implantar um sistema híbrido de produção, com a finalidade de estabelecer uma política de reposição de estoques com base no processo de planejamento e programação da produção. Para que isso seja possível, será necessário a criação de um novo layout físico da empresa, estruturando os processos da linha de produção e contribuindo com uma melhor organização das peças remanufaturadas. Atualmente, a empresa em questão, utiliza o método puxado de produção, comprometendo o atendimento e satisfação do cliente, visto que, o tempo de entrega do produto ao consumidor final se torna dispendioso. O método aplicado neste trabalho é denominado como uma pesquisa exploratória com estudo de caso único. Esta pesquisa deve-se a proposta de familiarizar-se e trazer à reflexão e entendimento do tema. Com este projeto, a empresa definiu estocar 10 máquinas de cada modelo para se ter no estoque de produtos semi-acabados, a partir do momento que um equipamento é retirado desta área, automaticamente inicia-se um novo processo de fabricação deste mesmo modelo de máquina para repor no estoque.
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Visando promover a prática da Cultura Colaborativa na Logística, este trabalho expõe condições para que a aceitação e implantação de um Projeto para Compartilhamento de Frota entre empresas, ocorra de maneira segura. Almeja-se também, que o conceito geral a ser desenvolvido neste trabalho, deixe de ser tratado somente como uma possível opção de melhoria nas empresas, mas sim que passe a ser uma diretriz em toda empresa. Apresenta-se um estudo de caso envolvendo duas diferentes empresas, do setor de bens-de-consumo para limpeza, porém do mesmo conglomerado, que possuem trajetos logísticos semelhantes e de fluxos contrários. O objetivo é definido em implementar um circuito logístico, de modo que as empresas envolvidas compartilhem os mesmos veículos para um trajeto sinérgico. A metodologia adotada para implantação do projeto logístico, esta baseada nas melhores práticas para gerenciamento de projetos. Os resultados obtidos são significativos no que tange à redução de custos (17%) e sustentabilidade (redução de 66 tCO2 emitidos na atmosfera).
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O processo de carregamento de caminhões-tanque em terminais de distribuidoras de combustível pode ter a eficiência onerada devido à problemas no gerenciamento do fluxo de veículos dentro da unidade, somando-se à contratempos no processo. Estas condições resultam em demora no carregamento, causando aumentos no custo da operação. Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas da qualidade para identificar os problemas causadores de demora no carregamento e trata-las. As ferramentas da qualidade são utilizadas no levantamento dos elementos ou etapas que causam as demoras no processo para que ações sejam implementadas com o intuito de tratar as deficiências e, após aplicadas, a eficácia seja verificada. Os resultados obtidos com a aplicação deste método em uma planta operacional apontaram melhoras significativas no processo, partindo-se de um patamar na ordem de 240 minutos e reduzindo-o a um patamar na ordem de 110 minutos. Portanto a utilização das ferramentas da qualidade na melhoria da eficiência em carregamentos rodoviários mostrou-se eficaz.
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Este trabalho tem como objetivo propor um procedimento para a gestão da política de estoques de matérias- primas importadas. A empresa analisada é uma multinacional do segmento de autopeças localizada em Campinas/SP, que considera a gestão de estoques como um fator chave em sua cadeia, dada a competitividade em seu setor e a exigência no cumprimento dos prazos. Isso se deve também ao fato de que os estoques carregam consigo diversos custos, e sua gestão, se bem executada, pode trazer ganhos financeiros expressivos, disponibilizando recursos para investimentos em outras áreas da empresa. Como método de trabalho foram levantados dados reais e atualizados de componentes utilizados para abastecimento da produção, informações estas que tem como objetivo auxiliar a análise da política de estoque.
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O presente trabalho apresenta uma proposta de revisão das dinâmicas de planejamento e gestão de estoques de uma indústria farmacêutica com o objetivo de demonstrar a eficácia do método adotado em aperfeiçoar o estoque de produtos acabados e reduzir o capital imobilizado da companhia. O desenvolvimento do trabalho se deu pela revisão bibliográfica dos conceitos de gestão de estoques com ênfase em lote econômico, combinada a uma análise das políticas de estoques adotadas pela empresa estudada. Ao final, podem-se observar resultados que endossam a viabilidade da proposta apresentada
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O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de desembaraço de carga aérea em zona primária, aeroporto de destino, levando em consideração os custos da armazenagem e frete rodoviário até o importador. O método de pesquisa utilizado será o estudo de caso, sendo representando por uma investigação abrangente, onde há planejamento e coleta de dados quantitativos e qualitativos a partir de eventos reais e análise destes dados, objetivando concluir e tornar viável a aplicação do projeto. Os resultados obtidos permitiram comparar os custos totais da operação atual anual e futuro, com redução de 45% do custo total entre armazenagem e frete rodoviário para desembaraço em até 5 dias úteis, e uma economia de 58% liberando a mercadoria em até 2 dias úteis.
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No mercado atual de e-commerce no Brasil, é fundamental que as empresas saibam administrar, de maneira eficiente, suas malhas de transporte, fazendo com que os clientes finais tenham a seu dispor, no momento da compra, opções de fretes baratos e com prazo de entrega dentro do que estão dispostos a aguardar. Desse modo, os objetivos desse trabalho são os de redesenhar e acompanhar com base nos indicadores criados a malha de transportes de uma grande empresa do varejo, tornando-a mais competitiva, seja reduzindo seus custos operacionais ou melhorando a experiência de compra do consumidor. O resultado obtido com o estudo foi a redução mensal do custo de frete em aproximadamente R$82 mil para o estado de São Paulo. Além disso, criou-se a mentalidade no departamento de tomar decisões alinhadas com a estratégia geral da companhia.
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O objetivo deste trabalho é reduzir o nível de estoque de insumos utilizado em uma indústria de bebidas, de tal forma a também reduzir os custos de capital e operacional da empresa. O estudo foi realizado com uma revisão bibliográfica sobre a Gestão de estoques de materiais. Em seguida, foi elaborado um estudo de caso realizado na indústria de bebidas anteriormente citada, expondo a aplicação de ferramentas de Gestão de Estoques, identificando oportunidades e aplicando seus conceitos e princípios. Aplicado o conceito e a metodologia em estudo, foi medido um resultado positivo na gestão de estoques e uma consequente projeção de redução de 23% no capital empregado em estoque.
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O objetivo deste trabalho é diminuir os custos com o frete de logística reversa, aumentar a ocupação do veículo e diminuir os estoques de devolução em cada terminal, utilizando milk run. O problema identificado e que influenciou na escolha do tema, é o alto custo com o transporte de devolução, baixa ocupação dos veículos, perda de produtos por extravios e validade expirada, e reclamações dos terminais. O método da varredura foi utilizado para roteirização no desenvolvimento do trabalho, o qual é constituído por localização e distância entre as paradas, e identificação dos volumes a serem coletados, levando em conta o tamanho do veículo. O estudo foi aplicado em uma grande empresa de cosméticos, utilizando como referência, os terminais e os CDs. Foi obtida uma redução mensal nos custos de frete de devolução de R$ 59.994,37, que representa 26% comparando com os valores atuais, também houve aumento na ocupação dos veículos e aumento na frequência de coleta, além de um provável benefício na redução de emissão de CO2.
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Este trabalho consiste em apresentar uma proposta para analisar a política atual de estoques de materiais indiretos de uma empresa do segmento de celulose, papel, embalagens e florestal e propor uma nova abordagem utilizando o conceito de Lote Econômico de Compras, explicitando os impactos financeiros e nos processos através das adequações de níveis de estoques e racionalização das atividades de compras.
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Este trabalho apresenta uma mudança no processo de devoluções de clientes numa multinacional do segmento de tecnologias em adesivos. Na empresa analisada, o índice de devoluções de clientes é alto, o que prejudica o resultado financeiro da empresa, gera custos e causa insatisfação dos clientes. O objetivo deste trabalho é compreender o estado atual e realizar as mudanças necessárias no processo para reduzir o volume de devoluções de clientes. O método utilizado para o desenvolvimento do trabalho é o ciclo PDCA, em que são detalhadas todas as fases e por fim é tomada a decisão sobre a necessidade ou não de um novo ciclo PDCA. Por fim, são apresentados os ganhos obtidos com a mudança do processo e as oportunidades de melhorias que devem complementar o projeto no futuro.
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O mercado de smartphones no Brasil cresce a cada ano, apresentando desafios para os processos de planejamento na cadeia de suprimentos, de forma a garantir o atendimento da demanda dos consumidores finais, mantendo o nível de serviço e custos competitivos. Devido a característica do ciclo de vida destes produtos, o processo de previsão de demanda necessita uma abordagem diferenciada, permitindo ações com respostas ágeis a fim de minimizar os impactos no nível de serviço e nos custos da operação. Soma-se a isto concorrência acirrada, dando pouca margem para erros nos processos de planejamento. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta de revisão do processo de planejamento de demanda da empresa em análise, de forma a contemplar um mecanismo de acompanhamento da previsão de demanda, considerando os custos da operação, buscando minimizar o erro das previsões de vendas quando do lançamento de novos produtos, avaliando os benefícios e os riscos no processo de gestão de demanda. O resultado dos custos logísitcos apresentados neste trabalho sugerem uma nova prática de acompanhamento da previsão de demanda, considerando o potencial ganho para a empresa em estudo, onde a mesma passe a fazer o uso de um indicador de acurácia.
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Estoques são acúmulos de recursos materiais entre fases especificas de processos de transformação e possuem importância estratégica para o sucesso das empresas, visto que esta operação absorve parte significativa de seus investimentos. Falhas no ressuprimento de fornecedores, falta de acuracidade na previsão de demanda, baixo rendimento produtivo, dificuldades na distribuição e oscilações de vendas são problemas comuns do profissional da área de Supply Chain. Os estoques de segurança são utilizados para sanar as incertezas na cadeia. Este trabalho tem por objetivo redimensionar os níveis de estoque de produtos acabados de segmento farmacêutico veterinário, utilizando para isso a equação do estoque de segurança. O estudo de caso realizado neste trabalho foi o estudo de caso exploratório, que visa compreender um fenômeno ainda pouco estudado ou aspectos específicos de uma teoria ampla. O cálculo foi realizado considerando lead time de cada produto, nível de serviço desejado e desvio padrão das vendas, onde os produtos foram classificados utilizando a ferramenta Curva ABC. Através do cálculo foi possível identificar redução de investimentos em estoques, redução em movimentação e mão de obra e aumento no nível de serviço da empresa.