TCCs FEC-0600 Turma 21

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE LOTE ECONÔMICO DE PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE REPOSIÇÃO DE AUTOPEÇAS
Larissa de Oliveira Dionisio - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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Ter uma estratégia bem definida na redução de custos em sua cadeia, a fim de reduzir os preços dos seus produtos, é uma opção escolhida por algumas empresas que as têm mantido competitivas no mercado. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de implementação de lote econômico de produção baseada em uma pesquisa exploratória que consiga melhorar a eficiência, diminuindo o processo de movimentação interna dos componentes, tornando o processo mais eficiente e reduzindo consequentemente os custos da cadeia. Para isso foi definido o lote econômico de produção para vinte itens da curva C como modelo piloto, cujo resultado se mostrou eficiente, com diminuição na quantidade de pickings, número de ordens realizados no mês e um redução de 12% no custo de pickings em relação ao custo total da operação.

VIABILIDADE ECONÔMICA DA TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ARMAZENAGEM, MANUSEIO E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS NUMA EMPRESA DO SEGMENTO EDUCACIONAL
Márcio Gonzaga Silva - Prof. José Carvalho de Avila Jacintho
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Este trabalho tem por objetivo analisar a viabilidade da terceirização de atividades logísticas de armazenagem, manuseio e distribuição de produtos em uma empresa fornecedora de serviços e materiais educacionais em razão do baixo rendimento e elevado desperdício de recursos verificado no processo atual, realizado internamente. Foram considerados no desenvolvimento desse artigo fundamentos metodológicos sobre terceirização logística, análise de custos e utilização do diagrama de Ishikawa para levantamento das hipóteses causadoras da baixa eficiência operacional. O resultado projetado sinaliza uma redução de 5% do desperdício de materiais e melhoria da qualidade do nível de serviço oferecido aos clientes, satisfazendo assim, as necessidades do projeto.

PROPOSTA PARA A REVISÃO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE EMBARQUES DE EXPORTAÇÃO NOS MODAIS MARÍTIMO E AÉREO NAS OPERAÇÕES PARA AMÉRICA LATINA EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIA
Victor Hugo Faioli Fernandes - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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O presente trabalho tem o objetivo de revisar os processos de planejamento no fluxo de exportação do Brasil para os países da América Latina. Nesse sentido, buscou-se identificar oportunidades de melhorias como a consolidação de cargas, a definição de qual tipo de container utilizar de acordo com a quantidade de pallets disponíveis para serem embarcados (Full Container Load x Less Container Load) e a diminuição dos envios aéreos, buscando assim a redução do custo de frete de exportação, visto que hoje na organização tem se observado um grande potencial para redução dos custos de frete para esse processo. Para tanto, analisou-se o volume exportado nos últimos 2 anos e a ocupação dos containers nesses casos. Através de uma abordagem de pesquisa exploratória, analisou-se o volume exportado nos últimos 2 anos e a ocupação dos containers nesses casos, onde foi encontrada uma oportunidade de melhoria na ocupação dos mesmos, uma vez que a porcentagem dos FCL’s está abaixo de 70%. Buscou-se alternativas de consolidação de cargas com outras divisões da empresa estudada, bem como a definição de um volume mínimo/ máximo a ser considerado no que diz respeito a solicitação do tipo de container a ser utilizado, assim como exportar no modal marítimo as cargas que eram exportadas pelo modal aéreo, uma vez que eram cargas mal planejadas, sempre sendo provenientes de urgências pela falta de previsão da demanda. Com a aplicação da abordagem para alguns dos fluxos de exportação já foram identificadas melhorias no processo bem com a redução em até USD28 mil nos custos de frete aéreo e no total de aproximadamente USD10 mil, considerando o aumento com custo de estoque em trânsito e um leve aumento com os gastos de frete marítimo, através de uma melhor consolidação dos embarques nesse modal.

OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS VARIÁVEIS DE UMA TRANSPORTADORA
Vander Augusto Cristofoleti - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
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Em um cenário cada vez mais competitivo uma boa gestão de transporte é necessária para conseguir atender a demanda com qualidade no menor custo e tempo possíveis. Porém, devido aos aumentos recentes no preço de óleo diesel, pedágio e manutenção de veículos o resultado econômico-financeiro das transportadoras está reduzindo. Por isso foi efetuado uma análise dos custos da empresa M Transportes Rio Claro e identificou-se uma possibilidade de redução em do custo variável: preço de combustível. Após definição do estudo do projeto iniciamos as buscas de informações a respeito de aquisição ou arrendamento de nova sede e aquisição de tanque de combustível com intuito de reduzir os custos operacionais.

REVISÃO DO PROCESSO DE COMPRAS PARA A INTEGRAÇÃO DA ÁREA DE SUPRIMENTOS NO PROCESSO DE FUSÃO DE DUAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE DEFESA & SEGURANÇA
Rodrigo Malzone - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
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Este trabalho tem como finalidade estudar e aplicar de maneira prática a redução do custo de suprimentos através da aplicação da sinergia em compras, revisão do método de planejamento e boas práticas de gestão de pessoas. Este trabalho foi desenvolvido através da revisão bibliográfica de compras estratégicas, processos de fusões e aquisições de empresas, aplicação de indicadores, e planejamento e sistemas ERP (Enterprise Resourcing Planning). O resultado obtido foi uma redução significativa em determinados contratos de fornecimento indiretos, melhor distribuição da carteira de compras por analistas e redução no valor de aquisição de determinados itens, satisfazendo a expectativa deste projeto e encorajando sua aplicação nas demais carteiras de compras.

GESTÃO DE TRANSPORTES – ALTERAÇÃO DE MODAL DE TRANSPORTE
Rafael Scian da Silva - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
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Este trabalho tem como finalidade expor uma aplicação prática para diminuir os custos logísticos de uma organização, utilizando métodos e conceitos para atingir grandes resultados. Este caso também, possui simples análises que auxiliam no dia-a-dia e que podem mudar o patamar das operações nas empresas. Ele foi desenvolvido em uma operação de transportes, em uma empresa de pré-formas para embalagens plásticas, através de tipos de análises, revisões bibliográficas, tipos de negociações e etapas das estratégias definidas. O resultado obtido foi uma redução no custo de transportes, sem perder a qualidade do produto e na operação, satisfazendo as necessidades do projeto em questão.

PROPOSTA DE REVISÃO DE LOTE ECONÔMICO DE PRODUÇÃO PARA UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE SAÚDE, HIGIENE E BELEZA
Paula Dequech Kruse - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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Com o objetivo de reduzir índices de obsolescência e descarte de uma linha de produtos de alto valor agregado e baixa demanda, foi apresentada uma proposta de revisão de lote econômico de produção, bem como um plano de implementação dessa ideia. Através de uma abordagem de pesquisa exploratória, foram apresentados conceitos de gestão de estoques e planejamento de produção, além da sua relação com custos logísticos empresariais. Em seguida, foi aplicada a metodologia do cálculo do lote econômico de produção, que gerou resultados de redução de custos para a empresa. Concluiu-se que a revisão da política teria potencial de reduzir os custos da empresa com gestão de estoque em um valor equivalente a aproximadamente 0,5% do faturamento anual da família de produtos em estudo, além de uma redução média de 44% na cobertura dos itens, o que diminui riscos de obsolescência e descartes.

LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEO MINERAL ISOLANTE, COM FOCO EM SUAS DIFICULDADES RELACIONADAS À TRANSPORTE E MINIMIZAR OS CUSTOS ENVOLVIDOS
Nayara Maia Donatini - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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Este trabalho tem como objetivo a analise dos riscos e da melhor logística reversa para a sobra de óleo mineral isolante dos transformadores de alta potencia. Foram analisadas opções de retornar com esse óleo ao fabricante de transformadores para utilizar em novos projetos ou então vender este óleo para empresas especializadas em sucata deste tipo de material. As analises mostram que deve ser considerado a quilometragem e as condições de trafego para decidir por qual meio seguir.

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO PROJETO DE ABERTURA DE UMA EMPRESA NO PARAGUAI PARA A FABRICAÇÃO DE GORDURA PROTEGIDA
Maycon Felipe Xavier - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
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Esse estudo visa demonstrar o atingimento ou não da viabilidade econômica do projeto de implantação de uma unidade fabril no Paraguai para a produção de Gordura Protegida, produto destinado à alimentação de bovinos. Levando em consideração indicadores econômicos, permitindo assim, uma análise sólida sobre o investimento. Estabelecer um comparativo entre fabricar no Brasil e fabricar no Paraguai e, apurar os ganhos em uma produção anual, considerando o atendimento da demanda do Brasil pela fábrica do Brasil e a demanda do Paraguai sendo atendida pela fábrica do Paraguai. No Brasil temos encargos altíssimos e uma série de dificuldades que oneram as empresas de maneira excessiva. Dessa forma, gera-se descontentamento por parte dos empresários e a busca por novas frentes em outros países como é o caso do Paraguai. O Brasil tem hoje um dos maiores custos de mão de obra devido a encargos trabalhistas onde o trabalhador pode chegar a custar para o empresário quase o dobro. A energia elétrica e a tributação também são grandes vilões quando falamos em gastos nas indústrias brasileiras. O Paraguai vem crescendo entre 3% e 4% nos últimos anos, enquanto seus vizinhos ficaram na média de 2% ao ano. Com políticas claras de incentivo as indústrias, uma legislação tributária de fácil entendimento e energia elétrica muito mais em conta que a brasileira, o objeto de estudo fica restrito aos ganhos que poderemos ter com a redução de impostos, mão de obra e energia elétrica, comparando uma produção anual igual entre o Brasil e o Paraguai.

APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE COMPRAS ESTRATÉGICAS EM SERVIÇOS LOGÍSTICOS DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR FARMACÊUTICO
Marina Maria Nogueira - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
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O presente trabalho é estudo de caso com objetivo exploratório e tem o objetivo de reduzir custos operacionais, utilizando a aplicação de práticas de compras estratégicas, em serviços logísticos em manutenção de equipamentos de movimentação de cargas em uma indústria farmacêutica, situada no interior de São Paulo. Utiliza-se de um referencial teórico com as principais ferramentas utilizadas pelo mercado, e de um estudo de caso de um processo de manutenção de empilhadeiras e paleteiras, em que a metodologia foi aplicada. Chegou- se a dois possíveis cenários, que apresentam resultados satisfatórios e apontaram que as compras realizadas de maneiras estratégicas, contribuem para obtenção de ganhos de economia, além de benefícios financeiros obtidos através da melhoria na gestão de custos, gestão da demanda e redução de compras ocasionais.

REDUÇÃO DE CUSTOS EM RAZÃO DA MELHORIA NO PROCESSO DE S&OP NUMA INDÚSTRIA DO RAMO DE HIGIENE E LIMPEZA
Marcos Vinicius Sampaio de Melo - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
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No processo de alocação do pedido, fase em que se confronta o estoque e demanda de vendas solicitada pelo cliente, pode ocorrer indisponibilidade de estoque em razão de algumas variáveis, tal como baixa aderência do pedido à colaboração de vendas, falha na programação de produção, divergência ente o estoque físico e virtual, falha na priorização de cliente e outros. Este trabalho tem como objetivo, reduzir a ruptura de estoque para os clientes com contrato de fornecimento (KEY ACCOUNT). Para isso, selecionou-se uma indústria localizada no interior de São Paulo, próxima da região de Campinas, do ramo de Higiene e Limpeza que movimenta anualmente mais de 100 milhões de caixas para todo o Brasil e alguns países da Ásia e América do Sul. Para a resolução do problema, foi proposto uma revisão no modelo de previsão de demanda colaborativa, além de desenvolver ações para reserva de estoque para correção de possíveis erros de previsão de demanda. Para comparar a evolução do atendimento, os indicadores medidos foram: Índice de Acuracidade da Previsão de Vendas, Percentual de Multas por Ruptura de Estoque e Índice de Ruptura. A base para comparação da evolução foi o 4º Quadrimestre de 2017 vs 1º Quadrimestre de 2018.

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROCESSO DE REVISÃO E MANUTENÇÃO DE DADOS MESTRES PARA O PLANEJAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE AGRONEGÓCIO
Marcela Marinho Muraro - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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O aumento da competitividade e surgimento de novas tecnologias no mercado traz um cenário de consumidores mais exigentes logo, as organizações buscam cada vez mais se destacarem integrando suas áreas e criando um conceito de gestão integrada, coordenada e colaborativa do negócio. O objetivo deste estudo é desenvolver uma proposta de revisão dos processos de manutenção de dados mestres no sistema APS, buscando aperfeiçoar a qualidade, consistência e confiabilidade das informações no processo de planejamento de uma empresa no setor do agronegócio, gerando potencial de economias e aumento de eficiências operacionais. A proposta foi desenvolvida através de uma abordagem de pesquisa exploratória e conta com o desenvolvimento de uma ferramenta em Excel, com programação VBA, para identificação de inconsistências de dados e obtenção de pré- análises com propostas de correções. Com esta proposta de implementação do processo de gerenciamento de dados, a organização como um todo será beneficiada qualitativamente e quantitativamente trazendo tomadas de decisões mais rápidas e eficientes além de redução de custos de produção.

PROPOSTA DE MELHORIA DE FASEAMENTO DE DEMANDA NO FINAL DO PERÍODO
Maicon Henrique Bueno da Silva - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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Este trabalho tem por finalidade estudar e apresentar uma solução encontrada para um problema comum e recorrente em muitas empresas, o faseamento de demanda no final do período. Abordaremos algumas estratégias já utilizadas para mitigar este problema que é tão comum e recorrente em outras empresas. Iremos focar em um caso real de uma empresa multinacional do ramo de bens e consumo que tem um faseamento de faturamento concentrado na última semana do período. A metodologia utilizada para este estudo foi a pesquisa exploratória com uma aplicação pratica que envolveu estudos sobre casos semelhantes em empresas do mesmo segmento e a aplicação de uma proposta de um projeto de melhoria de faseamento. Os resultados obtidos através deste projeto foi de uma melhoria no faseamento da demanda que nos trouxe um retorno financeiro de R$ 32.820 anual na redução de hora extra na última semana do período, também houve uma melhora no nível de serviço dos clientes distribuidores, e uma maior estabilidade na contratação de veículo. Conclui-se que melhorando nosso faseamento semanal, temos uma redução de nossos custos e um foco maior na qualidade de nossos processos logísticos e chegando até a melhoria do nível de serviço e a satisfação de nossos clientes.

PROPOSTA DE REVISÃO DE PROCESSOS PARA ATENDIMENTO DE PEDIDOS À CLIENTES COM BASE NO MODELO SCOR EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE ALIMENTOS
Luiz Artur Ferreira de Oliveira - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de revisão de processos para atendimento de pedidos de uma empresa do setor de alimentos, atuante no segmento de leveduras e fermentação, de forma a padronizar e organizar a dinâmica do fluxo de pedidos desde sua origem até a entrega, através da utilização do modelo SCOR versão 12.0, focado na etapa Deliver (entrega). Através de uma abordagem de pesquisa exploratória com aplicação prática, o estudo foi subdivido em análises de etapas do processamento de pedido, onde em alguns casos obtiveram êxitos já comprovados e testados de redução de tempo em até 90%. Ao realizar a análise do ciclo de pedido completo, espera-se alcançar, com todas as propostas completamente implementadas redução de mais de 20% no tempo atual de processamento de pedidos.

PROPOSTA DE MODELO DE OPERAÇÕES LOGÍSTICAS PARA COMERCIO ELETRÔNICO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS
Lucas Jota Salles - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
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Atualmente, os meios de comunicação e também o modo de se fazer negócios estão enfrentando uma revolução, sendo o comércio eletrônico (e-commerce) um exemplo dos novos procedimentos existentes. O presente estudo tem por objetivo propor modelo de operações logísticas para sites de comércio eletrônico de alimentos orgânicos para Região Metropolitana de Campinas. Isso porque as empresas de varejo virtual necessitam de atividades logísticas que atendam às necessidades dos clientes virtuais e, neste contexto, o comércio eletrônico é uma oportunidade para os operadores logísticos que, além das atividades tradicionais, também devem oferecer produtos logísticos integrados, dando suporte ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. A tudo isso, soma-se também a forte tendência de expansão do consumo de alimentos com viés de sustentabilidade e saúde. É apresentado modelo operacional logístico enxuto, capaz de suprir demanda com pesquisa de mercado na região, entregando resultados estimados com margem de lucratividade líquida superior a 10% e ROE de 78%, ratificando a viabilidade de negócio. Porém, necessita aprofundar estudos sobre estrutura de suprimentos, uma vez que a oferta de produtos pode não atender crescente necessidade de consumo.

GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS MRO ATRAVÉS DAS CURVAS DE CLASSIFICAÇÃO E AGRUPAMENTO DE VOLUME E CRITICIDADE APLICADA EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA
Jussara de Camargo Izahc - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar problemas e gargalos que afetam a operação causados pela má administração de itens MRO (manutenção, reparos e operações) e propor uma nova gestão de estoques, utilizando o conceito do ponto de ressuprimento, baseado na análise das curvas ABC e XYZ, a fim de minimizar excessos e faltas, bem como definir a melhor estratégia de reposição desses itens. Trata-se de um artigo de natureza aplicada de pesquisa ação com objetivo descritivo e abordagem qualitativa, que visa um melhor resultado no gerenciamento de estoque desses itens, bem como uma redução de no mínimo 10% no valor total de estoque e dos custos de manutenção de estoque dos itens abordados no projeto. Os resultados evidenciam que a adoção de uma política de ressuprimento diferenciada pode e deve ser utilizada considerando as necessidades levantadas. Apesar da ausência de dados e resultados mais maduros, o ponto de ressuprimento mostrou-se uma estratégia viável, uma vez que evitou pontos de ruptura e compras em excesso dos itens nos quais foi aplicado. Através desse estudo, espera-se que a tomada de decisão na gestão de estoque de itens MRO, seja mais assertiva, considerando a complexidade e peculiaridade deste grupo de materiais.

GESTÃO DE ESTOQUES: IMPLANTAÇÃO DE REVISÃO DA POLÍTICA DE ESTOQUES NA FARMÁCIA DO CENTRO CIRÚRGICO
Juliano Maria - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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O presente projeto teve como objetivo avaliar o processo de rotina de abastecimento da farmácia do centro cirúrgico, com relação a materiais e medicamentos, por meio do método de revisão das políticas de estoque, demonstrando assim, o excesso de estoque encontrado na farmácia do centro cirúrgico. Foram consideradas no desenvolvimento deste projeto as análises das demandas diárias dos procedimentos realizados no centro cirúrgico, para poder assim mapear o consumo dos materiais e medicamentos. As metodologias utilizadas foram: revisão dos estoques aplicando a classificação das curvas “ABC” e “XYZ”; avaliação do método mais adequado de reposição dos estoques utilizando as metodologias de ponto de reposição; controle de estoque utilizando o sistema máximo e mínimo e estoque de segurança. Os resultados das ações e mudanças analisados e implantados propiciaram uma visualização da importância do processo dentro da operação e dos ganhos que a farmácia do centro cirúrgico pode vir a atingir, a partir de alterações e ajustes. Ficou evidenciado que no início do projeto era apresentado um saldo em estoque de aproximadamente R$271.342,00 e, após a implantação, um saldo de R$224.888,72, demostrando assim, uma redução de 17,1% para o primeiro mês de implantação. Estima-se que com essa redução em estoque mensal índices consideráveis de redução sejam atingidos ao final de um período de 12 meses, sendo que, com tal redução em estoque na farmácia do centro cirúrgico, o almoxarifado central poderá solicitar lotes menores de compras de materiais e medicamentos ao longo de todo período. Esse resultado será importante para todo o hospital uma vez que trará redução nos valores de compras.

PROPOSTA DE REVISÃO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE REGIÕES DE ATENDIMENTO PARA A DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE NUTRIÇÃO ANIMAL
Jessica de Oliveira de Sousa - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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A empresa abordada não possuía nenhuma estratégia de distribuição, o que acarretou uma serie de reclamações e custos desnecessários. Este trabalho tem por finalidade desenvolver uma proposta para o processo de planejamento de regiões de atendimento, com o intuito de reduzir o custo do frete e minimizar o tempo de entrega. Através de uma abordagem de pesquisa exploratória com uma aplicação prática, foi avaliado o fluxo logístico e realizadas análises a partir dos dados históricos envolvendo a cadeia de distribuição. O resultado obtido foi um potencial de redução de custos em torno de 10%, melhora no tempo de entrega, além de equalizar a demanda de implantação de pedidos e expedição satisfazendo as necessidades do projeto em questão.

PROPOSTA PARA A UTILIZAÇÃO DE BENEFÍCIO FISCAL ATRAVÉS DO REGIME DE EX-TARIFÁRIO PARA A IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS NO SEGMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Ivan Santos Souza - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
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Devido à globalização e o grande crescimento empresarial nas últimas décadas, o gerenciamento estratégico dentro de uma empresa fica mais complexo e dinâmico, exigindo muito mais atenção e análises sobre as oportunidades que o mercado e as instituições oferecem. Assim, analisar e aproveitar estas oportunidades se torna uma necessidade dentro de qualquer organização. Os regimes especiais de importação são algumas destas oportunidades. Estes regimes têm sido um mecanismo fundamental de política industrial e na expansão das exportações no Brasil. De fato, estes regimes são instrumentos relevantes de incentivo à indústria nacional, viabilizando aumento de bens de capital e inovação. Porém, estes regimes especiais têm sido pouco utilizados, o que pode ser explicado pela baixa disponibilidade de informação. Tendo em vista estas oportunidades, será utilizado no decorrer do trabalho conhecimento do regime especial Ex-Tarifário, com o objetivo da diminuição do custo de importação. Esse estudo servirá como fonte teórica para realização de um plano estratégico de uma principal gama de produtos importados dentro de uma organização específica do setor de Comércio, Engenharia Ambiental. Através de uma abordagem de pesquisa exploratória foi realizada a análise de viabilidade dos bens de capital importados da organização. Assim, serão determinados quais produtos possuem a possibilidade do uso do regime Ex-tarifário e de quanto será a redução no custo de importação com esta aplicação. Também, quais análises devem ser feitas para garantir o sucesso e viabilidade da implementação do regime Ex-Tarifário, bem como seu ganho na redução de custo dentro da organização em questão.

SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO NA MODELAGEM DA CADEIA DE SUPRIMENTOS – INDÚSTRIA DE BEBIDAS
Guilherme Belmiro Domingos - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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Este trabalho tem como finalidade criar um modelo que dê visibilidade no processo de planejamento e que permita, através de um software de simulação, elaborar análise de cenários de forma instantânea para suportar a tomada de decisão durante o processo de S&OP de uma indústria de bebidas. Ele foi desenvolvido por meio da revisão bibliográfica de planejamento de vendas e operações, sistemas de apoio à decisão na cadeia de suprimentos e conceitos de torre de controle. O resultado obtido destaca um aumento de 20% taxa de ocupação da fábrica baseado em um plano de atendimento que otimizou a capacidade disponível

ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO PARA UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO NA REGIÃO DE SÃO PAULO PARA OPERAÇÕES COM PRODUTOS HORTIFRUTI
Ester Divieso Roman Rodrigues - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
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As exigências dos consumidores são crescentes no que diz respeito ao consumo de produtos de qualidade. Para as empresas de hortifrúti as atividades de manuseio, armazenagem e transporte são complexas, pois se tratam de produtos altamente perecíveis. O objetivo deste trabalho é estudar a melhor localização de um Centro de Distribuição para uma empresa de hortifrúti com sede em Campinas, visando aumentar a eficiência das entregas para lojas de São Paulo. O artigo propõe o emprego do método de análise multicritério combinado a modelos clássicos de localização de instalações, como Modelo do Centro de Gravidade, para identificação da melhor localização para um Centro de Distribuição Urbano de mercadorias. Além das variáveis clássicas de custos operacionais são considerados aspectos relacionados à restrição de circulação de veículos. Concluiu-se que a nova instalação apresenta vantagens se implementada nas proximidades do bairro Santana, possibilitando maior eficiência de distribuição e oportunidade de crescimento na capital.

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ÁREA DE PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE SUPLEMENTOS DE NUTRIÇÃO ANIMAL
Diego Sousa de Jesus - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo

Com a competitividade aumentando entre as empresas, a busca pela redução de custos logísticos é incessante. O Segmento de transportes chega a representar até 2/3 dos custos logísticos de uma empresa. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação de uma área de planejamento de transportes, incorporando a coordenação e contração de fretes de autônomos dentro do escopo de responsabilidades internas à empresa. Através de uma abordagem de pesquisa exploratória foi avaliado o potencial desta proposta em uma empresa do segmento de suplemento de nutrição animal. O potencial de redução de custos estimados foi da ordem de 12% a 17%.

EMPREGO DO CROSSDOCKING PARA DISTRIBUIÇÃO DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS
César Augusto Panazzolo - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo | Poster

Levando em consideração o crescimento do consumo, a diversidade de produtos e o fracionamento, as empresas identificaram que necessitam reorganizar e modificar seus processos logísticos, planejando e implantando o processo de crossdocking como um complemento do processo logístico. Devido à concorrência do mercado atual entre as empresas, surgiu uma busca pela melhor forma de se destacar perante a concorrência, na qual, um dos pontos importantes atualmente consiste na redução de custos e no aumento do nível de serviço. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo desenhar e implementar a operação de crossdocking entre uma indústria do segmento de bens de consumo junto a uma rede de varejo e demonstrar os ganhos tangíveis para a indústria. Ao decorrer o primeiro trimestre do ano, foi notada à fantástica evolução nos indicadores devido a alteração do processo para o crossdoking, cumprindo os procedimentos conforme o mapeamento do processo e conquistando sucesso na redução de custos, na qual obteve um retorno positivo. O presente estudo de caso comprovou que o crossdocking é eficaz, podendo ser apenas um começo para que as empresas tenham uma redução de gastos nesse setor e assim poder utilizar esses recursos para futuros investimentos, obtendo maiores ganhos financeiros.

DESENVOLVIMENTO DE UMA POLÍTICA DE ESTOQUES APLICADO NA INDUSTRIA FARMACÊUTICA
Caio André de Godoy - Prof. José Carvalho de Ávila Jacintho
Resumo

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma política de estoques baseado na curva ABC e fatores estatísticos, onde busca o desenvolvimento da empresa através de metodologias de estudos em estoques visando a real suficiência de materiais. Diante de várias pesquisas, verificou-se que na medida em que uma empresa comercial mantém seu estoque controlado, a mesma tenderá a obter resultados satisfatórios.

PROPOSTA DE REVISÃO DOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DE REABASTECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTA DE EDI, EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO TÊXTIL
André Luiz Lima - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo | Poster

LALT – Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes FEC-0600 – TCCs da turma 21 PROPOSTA DE REVISÃO DO PROCESSO DE GESTÃO E CONTROLE DE INVENTÁRIO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE TECNOLOGIA E SERVIÇOS – Abiqueila Lima Lopes da Silva – Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior Resumo | Poster O USO DO MONITORAMENTO DE ENTREGAS PARA ALAVANCAGEM DO DESEMPENHO LOGÍSTICO – Anderson Pastorin – Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro Resumo | Poster PROPOSTA DE REVISÃO DOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DE REABASTECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTA DE EDI, EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO TÊXTIL. – André Luiz Lima – Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior Resumo | Poster Este trabalho tem por finalidade avaliar uma aplicação de elementos informacionais, através da utilização de ferramenta de EDI-Eletronic Data Interchange, na área de planejamento e distribuição da cadeia de suprimentos de uma empresa do segmento têxtil voltada ao mercado B2B-Business to business no Brasil. Este mercado é bastante concorrencial, com um grande conjunto de pequenas empresas fornecedoras que competem por preço. O estudo se concentrará em um segmento Premium, que fabrica os tecidos utilizando em sua composição uma fibra específica de origem sintética, conhecida por sua grande elasticidade, que dá características únicas à peça de vestuário final. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa exploratória com uma aplicação prática que envolveu a análise de um modelo aplicado a uma amostra dos dados de estoque da empresa. Os resultados obtidos através da aplicação deste modelo, na amostra de dados, representaram uma redução do estoque em 4 dias de cobertura e um aumento de aproximadamente 15 pontos percentuais na disponibilidade de materiais para vendas. A empresa alvo do estudo é a fabricante de uma fibra de Elastano Premium, com características que a diferencia do Elastano genérico de mercado e com uma marca registrada líder de mercado que se tornou sinônimo de Elastano e fornecedora das indústrias de confecção de tecidos.

O USO DO MONITORAMENTO DE ENTREGAS PARA ALAVANCAGEM DO DESEMPENHO LOGÍSTICO
Anderson Pastorin - Prof. Dr. Sérgio Adriano Loureiro
Resumo | Poster

Em resumo o problema atualmente é a baixa aderência em monitorar as entregas pós carregamento, faturamento e missão da nota fiscal como ciclo externo, faz se necessário a implantação do monitoramento logístico para melhorar o nível de serviço ao cliente. Objetivo deste projeto é melhorar o índice de entrega e nível de serviço ao cliente, reduzindo atraso na entrega, custos extras, multas em clientes grandes contas e mapear os processos atuais de monitoramento e controle de entregas. O Método aplicado neste projeto, TPM (Total Productive Maintenance / Manutenção Produtiva Total) é muito mais do que fazer manutenção é uma filosofia gerencial que atua na forma organizacional e cultural da empresa, no comportamento das pessoas de como tratam os problemas, não só os de manutenção, mas todos ligados ao processo produtivo como citado em logística e atraso na entrega. A implementação deste projeto gerou mais visibilidade do monitoramento logístico redução de atraso na entrega, custos extras, multas em clientes GC e melhorias em nível de serviço e atendimento ao cliente.

PROPOSTA DE REVISÃO DO PROCESSO DE GESTÃO E CONTROLE DE INVENTÁRIO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE TECNOLOGIA E SERVIÇOS
Abiqueila Lima Lopes da Silva - Prof. Dr. José Benedito Silva Santos Júnior
Resumo | Poster

Este trabalho tem como objetivo elaborar um procedimento para melhorar o processo de gestão física do inventário de forma a aumentar a acuracidade do estoque e reduzir a quantidade de ajustes por perda de inventário. Foi utilizada a abordagem da pesquisa exploratória com uma aplicação prática, realizando a análise do modelo atual e desenvolvendo a proposta de um novo modelo com a utilização de ferramentas de qualidade. Foi realizado um piloto do novo processo para a realização do inventário físico onde foi obtido um acréscimo de 6% na acuracidade do inventário e uma redução de 11,5% nos ajustes contábeis por perda de inventário. O piloto foi realizado durante três meses e possibilitou a criação de um cenário otimista quanto à melhoria dos resultados com a implementação do novo procedimento de inventário.

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